modelo com síndrome Down

A indústria da moda ainda é muito centrada nos habituais padrões de corpos perfeitos e muitos não têm as suas oportunidades por causa das suas diferenças, contudo isso está aos poucos a mudar.

Ellie Goldstein é uma modelo com síndrome Down que está a conquistar o mundo da moda com a sua característica tão especial. Desde muito nova que Ellie percebeu que gostava dos holofotes direcionados para ela e que queria ser famosa.

Em 2017 assinou contrato com a agência de modelos Zebedee Management, que é uma agência direcionada para representar única e exclusivamente pessoas como a Ellie, com diferenças visíveis ou deficiências.

Segundo esta a agência, estudos comprovam que apenas 0,06% das pessoas que aparecem em publicidade têm algum tipo de deficiência, para além disso o número ainda diminui se estivermos a referir-nos à indústria da moda e beleza, pois este é de 0,01% a 0,02%.

Contudo Ellie Goldstein, ainda com síndrome Down, mostrou ao mundo que a indústria da moda e de beleza não tem de ser só modelos dentro dos padrões habituais e que as pessoas também procuram identificar-se às pessoas da marca.

Aos 18 anos, a modelo deu um grande passo na sua carreira, pois tornou-se a primeira mulher com síndrome Down a participar numa campanha publicitária da Gucci de beleza, que tinha como objetivo promover uma máscara de pestanas.

Esta campanha teve muito sucesso e rapidamente tornou-se viral nas redes sociais. O Instagram da marca que tinha uma média de gostos de três mil, nesta publicação ultrapassou todas as espetativas e contou com cerca de 118 mil gostos.

De momento, em dezembro de 2020, Ellie voltou a destacar-se, mas desta vez na revista editorial americana Allure, onde posou para a capa digital, no tema “The Beauty of Accessibility”. Uma rubrica lançada recentemente por o editorial com o objetivo de contar as histórias de pessoas incríveis com características diferentes e desafiantes, que quebram os habituais padrões da industria da moda.

Esta capa foi fotografada por Vicki King e com a rubrica vem uma entrevista realizada à modelo, por Dianna Mazzone, esta que é a editora de beleza sénior e a quem a Ellie confessou que daqui a dez anos quer estar em todo o mundo.

Laura Johnson, uma das representantes da Zebedee Management (a agência de modelos de Ellie Godstein), revela que a modelo é uma pessoa maravilhosa tanto por dentro como por fora. Ainda acrescenta que esta tem muitas capacidades, uma beleza natural, que ilumina onde quer que vá e que é uma grande profissional.

Atualmente Ellie Goldstein estuda Artes Performativas numa faculdade em Essex e já participou em várias campanhas publicitárias de diversas marcas como a Nike, a Superdrug e Vodafone.

A mãe e a família mostram-se muito orgulhosos e destacam os diversos comentários positivos que a modelo tem recebido por parte das pessoas nas redes sociais.

A inclusão de todos os tipos de pessoas na indústria da moda é importante, ético, faz sentido e é possível.