“2021 é capaz de ser o ano com mais casamentos de sempre”: foi com esta premissa que Inês Ribeiro e Mafalda Jorge avançaram sem medos para o lançamento de uma marca de roupa de festa que acreditavam fazer falta no mercado nacional. “Portuguesa.” foi o nome escolhido e não é difícil perceber o porquê. O conceito, não apenas é 100 por cento português como vem para representar a essência da mulher portuguesa. E, uma vez mais, vem provar que, afinal, o que é nacional é mesmo bom.
“Já há cerca de 3 anos que tínhamos comentado uma com a outra o facto de existirem muito poucas soluções/marcas de roupa de festa e a dificuldade que é procurar e escolher o que vestir para os casamentos. O número começou a crescer e a dificuldade a aumentar, sendo que o panorama do mercado se mantinha o mesmo, a nosso ver. Fazia falta uma marca, e uma marca portuguesa”, contaram Inês e Mafalda.
Exatamente há um ano, em setembro de 2020, as duas amigas encontraram nos adiamentos dos casamentos e das festas para 2021 a força para, finalmente, colocarem mãos à obra. Era “a altura perfeita” para ser lançada em Portugal “uma marca de roupa de festa que tanto fazia falta”. Acontece que a pandemia trouxe alguns problemas logísticos e “Portuguesa.” não foi lançada no momento idealizado pelas fundadoras.
Contudo, o plano não foi por água abaixo. Pelo contrário, “entre peripécias com diferentes ateliers e fábricas”, detalham, conseguiram que saísse, neste mês de Setembro, uma coleção de lançamento. Embora mais pequena, circulam já peças de vestuário de cerimónia exclusivas com a etiqueta da “Portuguesa.”.
Desta primeira coleção, desenhada por Inês Ribeiro, Product Manager na L’Oréal Portugal, e Mafalda, empreendedora, e confecionada por uma costureira portuguesa que está a colaborar no projeto, saem cinco modelos diferentes. Entre eles, uma das propostas tem duas declinações e é feita com tecidos diferentes, o que, na prática, significa que foram criadas seis peças diferentes no total.
Já o grande destaque surge quando, para além de terem sido pensados e desenvolvidos no nosso País, os modelos venham para representar “a essência da mulher portuguesa”, destacando-se “sem esforço ou ostentação, numa ocasião especial”. Neste caso, para brilhar nos próximos eventos formais com um outfit bem ao gosto da portuguesa.
“A mulher portuguesa tem um estilo e essência muito próprios: simples, minimalista, não precisa de ostentar mas não descuida a qualidade, nem precisa de grandes extravagâncias, mas é ainda assim o centro das atenções. E nós queremos que a “Portuguesa.” as represente.”
Por ser mais pequena, praticamente toda a coleção apresenta tamanhos únicos e, explicam Inês e Mafalda à NiT, é por isso que está incluído um ajuste no preço. Por exemplo, para dar um toque na bainha ou para apertar. Há ainda outro detalhe na coleção a ter em conta. Os nomes de cada peça homenageiam grandes figuras femininas nacionais: Amália Rodrigues, Florbela Espanca, Rosa Mota, Simone de Oliveira e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Quanto ao futuro, a “Portuguesa.” não perde tempo e está já a preparar a próxima coleção que, possivelmente, será lançada entre fevereiro e março de 2022. “Contamos ter mais modelos e diferentes tamanhos. Mas sempre mantendo a exclusividade, com poucas unidades no total”, revelam. Também por essa altura preveem lançar o site oficial da marca.
Até lá, os modelos desta coleção podem ser comprados através da página do Instagram da “Portuguesa.” Para além do espaço digital, a marca portuguesa têm ainda uma morada física, num showroom situado na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. Para visitas ao espaço, deve primeiro agendar uma marcação através de uma mensagem privada no Instagram.
De seguida, veja a galeria para conhecer os modelos da primeira coleção da “Portuguesa.”, que vão levar o estilo da mulher portuguesa ao resto do mundo.





